Saiba como limpar couro e conservar as suas peças

 
 
abre.jpg
 

Roupas e acessórios de couro são itens eternos do guarda-roupa - além de atemporais e super versáteis, têm uma durabilidade incrível e vão te acompanhar por muitas temporadas. Para dar o start oficial na estação das jaquetas, botinhas, saias e vestidos de couro, convocamos as nossas personal stylists para dar dicas de como limpar e conservar as suas peças de couro, camurça ou suede. Anota aí:

 
 
couro_20190502-AMARO-AMAROLIVE-INVERNO_0001_3.gif
 

Como limpar couro?

A limpeza das peças de couro costuma ser simples - a maior parte das manchas pode ser facilmente resolvida com um pano úmido. Porém, se for o caso de uma limpeza mais profunda, a sugestão é NÃO tentar fazer em casa. O mais indicado é buscar ajuda profissional, assim você garante a remoção total dos resíduos e ainda tem sua peça hidratada, o que garantirá o toque macio por mais tempo.

 

5 Dicas para CONSERVAR roupas e acessórios de couro por mais tempo

Para manter as suas botas, bolsas e jaquetas de couro, suede ou p.u. impecáveis por muitos invernos vale seguir alguns cuidados como:

  1. Guardar as roupas sempre penduradas (nunca dobradas) e de preferência em cabides de plástico ou madeira largos, para evitar deformação nos ombros;

  2. Não armazenar em sacos plásticos - prefira capas feitas em TNT;

  3. Não pendurar cores claras com escuras para evitar transferência de cor;

  4. Hidratar com óleo de amêndoas ou creme hidratante corporal sem corante - é só aplicar um pouco do produto na peça com um pano branco seco e macio fazendo movimentos suaves, e deixar secar;

  5. Deixar a peça para respirar em ambiente aberto por um dia a cada três meses.

 
 
suede_20190502-AMARO-AMAROLIVE-INVERNO_0001_3.gif
 

Como cuidar de peças em camurça ou suede?

Já as peças de couro com textura de camurça ou suede demandam um pouco mais de cuidado - especialmente se forem de cores claras. Para deixá-las conservadas por mais tempo, é importante utilizar um impermeabilizante para camurça, manter o material sempre seco e nunca armazenar em sacolas plásticas ou outro tipo de material impermeável. Na hora da limpeza, siga o passo a passo:

1 - Escovação

  • Com uma escova de cerdas macias específica para camurça e nobuck, comece escovando os acessórios para remover possíveis resíduos de sujeira da superfície;

  • Passe a escova sempre no mesmo sentido da fibra do tecido.

2 - Limpeza

  • Se apenas a escovação não resolver, misture duas colheres de sopa de água à uma colher de condicionador de cabelos de cor branca;

  • Umedeça um pano com a mistura e passe suavemente pela peça, sempre no sentido da fibra;

  • Deixe agir por cerca de dez minutos e depois passe o pano limpo levemente umedecido para tirar o excesso de produto;

  • Deixe secar naturalmente.

 

Looks com couro para apostar

Agora que você já sabe como cuidar das suas peças de couro, que tal um pouco de inspiração para arrasar nas produções de frio? Dá só uma olhada nessas sugestões de looks para apostar:

 

saia de couro

Curta, mídi ou longa, as saias de couro e p.u. rendem looks cheios de charme. São perfeitas para te acompanhar na balada e nos compromissos do dia a dia também. É só combinar com o seu suéter favorito, colocar uma bota cano curto nos pés, e voilá!

três modelos usando looks com saia de couro midi e mini saia

 

calça de couro

Substitua as calças de alfaiataria por versões em couro ou p.u. e veja até os looks mais básicos ficarem cheios de estilo. Para as mais clássicas, o preto nunca tem erro. Agora, se você for do time das fashionistas, a dica é se jogar no animal print!

três modelos usando looks com calça de couro: estampada, marrom e preta

 

jaqueta de couro

Quentinhas e estilosas, as jaquetas de couro são daquelas peças que não param no armário nos dias de frio. Os modelos mais clássicos são perfeitos para usar em ocasiões que demandam certa formalidade. Agora, em termos de estilo, a nossa aposta da temporada é nas versões bomber ou biker.

três modelos usando jaqueta de couro nas respectivas cores: jaqueta de couro preta, salmão e marrom

 

bota de couro

Hora de tirar as botas do armário e incluir em todos os looks do dia. Vale usar com calça, saia, vestido, macacão, para trabalhar, para o almoço de domingo e até para a balada. Confira aqui as nossas dicas dos modelos de bota que são aposta certeira da estação.

três modelos usando diferentes looks com bota de couro: de onça, preta e cinza