Glossário Fashion l Estilo Vintage

 
 
AMARO -57_FINAL.jpg
 
 

O que é?

Vintage é tudo aquilo que faz referência a uma tendência do passado. No mundo da moda, o estilo vintage faz referência a peças de roupas retrô de décadas passadas, como anos 30, 40, 50, 60, 70 e 80. Mas aderir ao estilo vintage não significa usar uma fantasia de época, o segredo está em misturar peças com um quê antiguinho com outras moderninhas, criando um look cool e estiloso.

Separamos tudo que você precisa saber sobre o estilo vintage e algumas referências de looks para você arrasar. Inspire-se!

 

História

Algumas das maiores referências do estilo vintage são as pin-ups. Cheias de curvas e esbanjando sensualidade, ícones pin-up como Marilyn Monroe, Dita Von Teese e Betty Pagie são inspiração para amantes do estilo retrô ao redor do mundo. Entre as principais características de uma pin-up estão a pele alva, os lábios vermelhos, roupas que valorizam as curvas e o ar inocente, misturado a muito sex appeal.

As imagens das mulheres ganharam popularidade na década de 50 em pôsteres e calendários que eram admirados por soldados durante a guerra. Além da estética, o movimento representa o princípio da aceitação das mulheres no universo sexual.  

Além das pin-ups da década de 50, outras referências são igualmente importantes, como o estilo hippie dos anos 60 e 70. Como resposta à violenta guerra do Vietnã, surge nos Estados Unidos o movimento Flower Power, que visava espalhar a paz em protesto ao número de mortos no conflito. Os integrantes desse movimento eram conhecidos pelo estilo hippie de suas roupas, com calças jeans boca de sino, batas, sandálias de plataforma, flores no cabelo e muita cor. Algumas dessas referências são usadas até hoje em looks vintage e deixam qualquer composição com mais estilo.

 

Looks

Quer saber como trazer itens vintage para os seus looks do dia-a-dia? Aqui vão duas ideias para apostar!

A calça flare, parente mais recente das calças boca de sino que fizeram sucesso nos anos 70, dá o ar vintage ao look. Para completar, aposte em uma blusa cropped de estampa colorida para conseguir o look retrô que é a cara do verão. A bolsa bordada finaliza o look com estilo e elegância. Aposte nesse visual versátil que vai do almoço ao happy hour com facilidade!

A saia evasê é a cara dos anos 50. mas no comprimento midi a peça ganha ares atuais. Combine com uma t-shirt de frase para deixar o look mais cool. Para finalizar, a sapatilha slingback deixa o look mais retrô e feminino. Looks como esse são o exemplo perfeito de que é possível ser vintage sem ser caricato! Shop Now!