Glossário Fashion | Estilo Grunge

 

o que é grunge?

Grunge é uma mistura de punk e heavy metal surgida na década de 1980 em Seattle, nos Estados Unidos, quase na fronteira com o Canadá. O termo grunge – que em tradução livre significa sujeira – descreve tanto o estilo visual (cabelo bagunçado, com roupas podrinhas e folgadas), quanto o som distorcido das guitarras e letras angustiadas e sarcásticas que dão o tom as músicas de bandas como Soundgarden e Nirvana.

 

AMR1707.jpg

 

história do grunge

O palco é a cidade sempre nublada de Seattle, nos Estados Unidos, onde chove muito. Berço musical de gênios da música, lá surgiram grandes ícones do jazz, como Ray Charles e Quincy Jones, além de ser a cidade natal de Jimi Hendrix. Isso não parece ter muito significado, mas as características do local têm muita importância no surgimento do grunge como gênero musical.

O isolamento de Seattle em relação a outras cenas musicais, como Nova York e Los Angeles, foi um fator que influenciou muito o movimento. O som pesado de guitarras distorcidas nascido da combinação do punk e do heavy metal foi definido adequadamente como grunge, que é uma pronuncia relaxada da palavra grungy, usada no inglês para se referir a algo sujo e imundo.

Seus primeiros passos foram na década de 1980, com duas bandas especificamente: Soundgarden e Green River. Elas foram as pioneiras a gravar para o selo Sub Pop, que anos depois virou sinônimo do estilo. Depois chegou o Nirvana e ninguém imaginava que bandas tão barulhentas e anarquistas pudessem ter tanto impacto na indústria. Foi exatamente quando o vocalista do Nirvana e ídolo do movimento, Kurt Cobain, se suicidou em 1994, que o gênero passou a declinar. Hoje, o estilo musical não é mais tão forte, apesar de ainda estar muito presente no mundo da moda, mas continua vivo através de bandas como Pearl Jam e Foo Fighters, que ainda são muito influenciadas pelo grunge.

 

 

 

O estilo grunge

O estilo grunge é diretamente ligado aos artistas que representam o movimento. As roupas usadas pelos músicos na época consistia em itens de brechós, roupas desgastadas e com uma aparência geralmente desleixada. Isso era muito relacionado ao comportamento de jovens considerados preguiçosos, como Kurt Cobain, que uma vez foi acusado por um jornalista de ser muito displicente para lavar o cabelo. Daí as roupas rasgadas, aparentemente antigas e um visual um pouco bagunçado.

Em 1993, o estilo foi inserido no mundo da moda principalmente pelo estilista Marc Jacobs, que viu o potencial estético da cena e criou uma coleção cheia de rasgos, camisas de flanela, meia-arrastão e coturnos. Esse foi um dos momentos mais importantes da moda nos anos 1990 e o grande responsável pela febre do estilo grunge que está presente por aí até hoje.

 

SHop looks grunge