Glossário Fashion | Tudo sobre o Jeans! História e roupas incríveis

 

O jeans é um tipo de tecido da família do brim usado para a confecção de calças, jaquetas, saias etc. A primeira peça produzida foi a famosa calça jeans, e a gente conta um pouquinho de como ela surgiu e se tornou uma das principais peças no nosso closet até hoje.

Look de roupas femininas jeans. Calça jeans com recortes, camisa social com babados e mule rosa. 
Look de roupas femininas jeans. Calça jeans skinny, kimono estampado e mule rosa. 

História

O ano é 1853, o alemão Levi Strauss encontrou uma nova função para os tecidos de algodão trançado utilizados para cobrir carroças e barracas que vendia em sua casa atacadista. Os mineiros precisavam de roupas mais resistentes para o garimpo de ouro, o tecido cumpria essa necessidade e nasceu então a primeira calça jeans da história.

A calça foi um sucesso total entre os trabalhadores, sendo inclusiva adaptada à macacões e jardineiras jeans, mas mais tarde, por volta de 1870, o alfaiate americano Jacob Davis passou a ouvir reclamações de que os bolsos das peças não eram resistentes suficiente. Isso lhe deu a ideia de reforçar os bolsos com tachas de cobre que eram usadas para prender as correias dos cavalos, e isso deu tão certo que Jacob não quis ficar para trás e logo procurou Levi Strauss para contar a novidade. Foi aí que, juntos, eles patentearam a invenção. No final de 1873 eles já haviam produzido 1.800 dúzias de peças e no ano seguinte, mais de 5.000 dúzias.

No começo o jeans não era azul como conhecemos hoje, mas sim de um tom entre o bege e o marrom. Essa cor vinha de sua fazenda original, quando o tecido era fabricado na cidade italiana de Gênova - de onde o nome jeans surgiu. Levi Strauss quis experimentar um novo tecido, ainda mais resiste e mais flexível. Este, fabricado em Nîmes, na França, deu origem ao denim, material que é tingido com índigo, uma tinta vegetal azul que é conhecida há séculos. O icônico blue jeans é, então, introduzido na indústria.

Já em 1910, o jeans começou a se popularizar e a deixar de ser apenas uma roupa resistente para o trabalho. E depois de passar pela crise de 1929 e pela Segunda Guerra Mundial, ele chegou a ser ícone de ascensão social. No pós guerra, o jeans invadiu a Europa e passou a ser um dos itens mais procurados no mercado negro.

A desmobilização dos soldados aumentou a clientela do jeans, que cresceu vertiginosamente na década seguinte, acompanhando o salto no aumento da população norte-americana, em conseqüência do período de prosperidade que se seguiu ao fim da guerra. Mais tarde a história e fama do jeans foi marcada por nomes como James Dean e Elvis Presley, além de ter um papel importante no movimento hippie e de ser símbolo de rebeldia.

Suas transformações até hoje - a introdução do elastano, lavagens e intervenções - provam que ele foi feito para durar e fazer história. O jeans suporta até hoje um impressionante envelhecimento. Nos seus 135 anos de história, já foi moda, pareceu ter morrido e continua movimentando uma indústria de bilhões de dólares no mundo todo. Desde que o homem passou a se vestir não só para proteger o corpo, mas também para exibir sua posição social, nunca existiu uma roupa capaz de passar uma mensagem tão forte de igualdade.

 

Na amaro

A gente traz para você modelos de jeans incríveis em calças, camisas, jaquetas e até vestidos, em tecido de alta qualidade e toque diferenciado. Dos indispensáveis aos modelos mais diferentes e dentro das tendências da vez, o jeans AMARO tem caimento impecável e tonalidades clássicas e essenciais para o seu guarda-roupa. Complete seu look com peças incríveis, como camisas jeans femininas e shop now!