Larissa Busch e o melhor da viagem Rio de Janeiro - Bahia

 
 
BAH_Amaro_Look5.jpg
 
 

Larissa Busch terminou o ano com uma aventura: ela e o namorado saíram do Rio de Janeiro em direção a Praia de Algodões, na Bahia, em uma viagem de carro de mais de 1.300 km. Convidada para tocar (ela é DJ, sabia?) no Reveillon Tikal Praia Bar, a carioca dividiu com a AMARO dicas de lugares que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem fazer da sua road trip muito mais interessante, confortável e charmosa.

Ao chegar em Algodões, com aquele cenário paradisíaco que só a Bahia tem, ela aproveitou para clicar em alguns de seus lugares favoritos as nossas peças de beachwear. Ficou linda, sim ou certeza? Confira:

 
 
Assim que começamos a planejar a viagem, decidimos que iríamos de carro. É um momento especial para conversarmos, ouvirmos música, nos divertirmos e principalmente conhecermos mais o nosso país. A nossa rota foi pela BR-101, entrando em Itabuna (Km 415) para Ilhéus, seguindo pela BA-001 em direção a Itacaré. Foram dois dias intensos de estrada! Para curtir o caminho (e não ficar na pressa para chegar logo), conto aqui minhas paradas favoritas.
 

 

Lojas de doces e frutas, em Campos dos Goytacazes

(BR-101, antes do Shopping Estrada)

Encontramos algumas frutas para beliscar durante a viagem - é uma ótima opção saudável para a estrada! Fica também a dica para as formiguinhas: os doces caseiros são deliciosos!

 
 
 

Hotel Pousada Lord, em Teixeira de Freitas

(Rodovia BR-101, Km 878)

Teixeira de Freitas é uma cidade estratégica para quem vem do Rio de Janeiro e esse hotel tem um ótimo atendimento e estrutura. Por lá você conseguirá descansar e se alimentar bem para os próximos dias de viagem. Os quartos são limpos, com cama confortável, ar condicionado e chuveiro quente e o restaurante funciona até 22h30. Além disso, o carro fica estacionado bem em frente ao quarto e o hotel está localizado na beira da estrada. Ou seja, é só chegar e descansar! Recomendo parar por lá na ida e na volta.

 

 

Cabanas de artesanato

(BR-101, após Teixeira de Freitas)

Logo após a cidade de Teixeira de Freitas, na altura de Itabela (Fazenda Santa Lúcia) encontramos muitas cabanas de artesanato local. Tudo bem lindo e por um preço mais em conta do que nas capitais. Tábuas, cumbucas, panelas de barro, colheres de pau, jogos americanos de palha e muitos outros artigos legais para quem curte uma decoração mais rústica em casa.

 
 

 
 

 
 

Cabana da Empada, em Ilhéus

(BA-001 – KM 29)

O lugar é muito agradável e tem uma decoração bem fofa. O espaço conta com uma infinidade de sabores de empadas, além de chocolates feitos com cacau local, geléias artesanais e sucos bem fresquinhos. A comida é muito saborosa! Dica importante: eles só aceitam dinheiro.

 

 

Na Villa dos Algodões, em Maraú

(Rua Beira Mar, lotes 5,6,11 e 12)

Fomos recebidos na pousada e já nos faltavam palavras para explicar a magia! O Alexandre e a Alessandra, donos do local recém-inaugurado, cuidam de todos os detalhes com muito amor e carinho. Ela fica na Praia de Algodões, em frente ao Restaurante do Espanhol, muito conhecido na região. Os quartos são chalés charmosos, que podem acomodar de 2 até 5 pessoas. É uma ótima opção tanto para casais, quanto para família ou grupos de amigos. O café da manhã é maravilhoso, o casal tem ótimas dicas locais e eles ainda oferecem traslados de Ilhéus.

Ficamos hospedados no Na Villa dos Algodões, mas vale a pena conhecer Barra Grande, cidade maior que Maraú e localizada a aproximadamente 1h de Algodões, dependendo das condições da estrada de terra. A vila no centrinho é um charme e todas as ruas são de areia, com muitas lojinhas e restaurantes legais.

 
 
 

Tikal Praia Bar, em Maraú

(Praia de Algodões)

É um bar e restaurante na Praia de Algodões com uma energia única! A comida é uma delícia e o drink com mel de cacau e gin é imperdível. Vale muito a pena curtir um dia de praia por lá! Eles abrem somente na alta temporada e tem uma programação especial para as festas de fim de ano.

 

 

Toca do Açaí Ecoartes, em Maraú

(Praia de Algodões)

O lugar é um amor e resume bem o clima familiar de Algodões.  A Toca do Açaí tem opções deliciosas,
com destaque para o açaí com cupuaçu. Lá também é possível comprar alguns itens de artesanato,
óleo de coco e outros produtos locais. 

 
 
 

Rota do Crepe, em Barra Grande

(Avenida José Melo Pirajá)

A Rota do Crepe fica bem no centrinho de Barra Grande, na Avenida José Melo Pirajá. O restaurante tem uma
vibe ótima e é bem movimentado. A comida é bem gostosa, bem servida e tem um preço ótimo. Pedimos
o crepe Japão e não nos arrependemos: shitake, queijo e abacaxi. Além disso, eles tem um
drink de mel de cacau com sake.

 
 

Mirante da Serra Grande

(Rodovia BA-001)

Entre Ilhéus e Itacaré, com entrada pela BA-001, o mirante é uma ótima parada para esticar o corpo e começar a sentir o clima do litoral baiano. Um pouco antes você verá algumas placas indicativas - ele fica do lado direito de quem pega a estrada sentido Norte. Lá você encontrará uma barraquinha que vende água de coco bem gelada e, se não estiver com pressa, descanse alguns minutos e admire a vista.

 
 
 

Parada Ibiraçu, em Ibiraçu (ES)

(Rodovia BR-101 – Km 212,8)

Tivemos algumas experiências ruins de almoço na estrada, principalmente por deixar para almoçar mais tarde e acabar pegando apenas comida fria. Na volta para o Rio de Janeiro conhecemos a Parada Ibiraçu, um clássico capixaba e com ótimas indicações na internet. Na lanchonete você encontra pastéis, sanduíches, salgados frescos e caldo de cana, tudo muito bem servido! Eles ainda tem um antiquário nos fundos, com várias coisinhas legais. E o melhor?  Funciona 24h há mais de 50 anos.

 
 

 

Para facilitar a rota, colocamos todas as dicas em um mapa do Google Maps, olha só:

confira o som que embalou a road trip da DJ larissa busch: