A stylist Marina Santa Helena responde dúvidas de estilo

 

Convidamos a stylist e consultora de estilo Marina Santa Helena para responder as dúvidas que vocês deixaram no nosso Instagram (já nos segue ➡️ @amarofashion). Não sabe como coordenar cores no inverno ou está em dúvida de qual bota combinar a saia mídi? Seus problemas acabaram!

 
AMARO Roupas
 

@camis.rocha: Como adicionar cores ao guarda-roupa de inverno?

Sempre é possível adicionar cores ao guarda-roupa, em qualquer estação! É verdade que no inverno muita gente prefere tons mais escuros e sóbrios, como preto, marinho ou cinza. Porém, mesmo na estação mais fria, podemos trazer cores para os looks: um casaco rosa ou uma jaqueta vermelha, como essa aqui da Amaro, podem fazer toda a diferença nesse momento. Quem tem dificuldade com as cores, minha dica é ir aos poucos e começar pelos acessórios. Uma bolsa, cachecol ou até sapato de cor pode ser um bom pontapé inicial para o inverno.

@marisia.fernandes: Como fazer sobreposição sem errar?

O inverno é o grande momento de usar e abusar das sobreposições, já que elas são capazes de garantir looks quentinhos, versáteis e com muito estilo. A primeira coisa é pensar que não existe algo errado em termos de estilo, cada pessoa tem uma relação própria e diferente com as roupas e, para desenvolver essa relação, o segredo é experimentar. A principal dica é tirar tudo o que você tem no guarda-roupa, dar uma boa olhada e ir separando por cores. Tudo o que formar uma cartela de cores harmônica pode ficar na mesma pilha. Por exemplo: vários tons de cinza, peças pretas com diferentes texturas, calça, blusa e casaco que tenham cores complementares. Depois, vá provando peças dessa pilha começando pelas mais justas – uma calça skinny e um top colado por exemplo, vão por baixo. E depois é só ir brincando com caimentos, proporções e texturas. Cabe uma camisa masculina sobre o top e a calça skinny? E que tal um colete por cima da camisa? E se finalizar com um casaco? Vá provando e respondendo essas perguntas que sua sobreposição está feita!

@atesoura: Como usar saia mídi jeans sem ficar careta?

As saias mídi são uma tendência que está aí há tempos, mas mesmo assim muita gente ainda tem medo de errar. Isso acontece porque, dependendo de como é usado, o comprimento mídi pode dar uma aparência achatada e até careta ao look. O segredo são as peças com as quais você vai combinar sua saia. Por exemplo, se ela for usada com scarpin, sapatilha e uma parte de cima mais fechada, existe um grande risco do visual ficar com cara de "senhorinha”. Agora, usar esse tipo de peça com um tênis ou sapato mais moderno e partes de cima coloridas, cropped tops, camisetas ou blusas com decote mais profundo é uma ótima saída para deixar o look lindo e super contemporâneo.

@sheilalimav e @veraluah: Como usar chapéu no dia a dia?

Taí um acessório que muita gente tem dificuldade de usar. Se você quer trazer o chapéu para o dia a dia, o ideal é escolher um modelo que tenha a ver com o seu estilo. Existem vários tipos de chapéus, como panamá, coco, fedora, floppy, boinas... Com certeza você vai se identificar mais com um ou com outro. Para o inverno, o ideal é procurar um que sejafeito de material mais quentinho como o feltro, por exemplo. Pessoas com o rosto muito pequeno ou baixinhas, é melhor escolher modelos com abas mais curtas, para evitar o efeito encolhimento. Para mulheres de cabelos crespos ou com muito volume, é legal optar por modelos maiores, que tenham espaço para o cabelo e que não deem efeito de cabeça afunilada. As mulheres francesas são experts em usar chapéus com elegância. Elas conseguem isso combinando o acessório com roupas casuais, de cores neutras e normalmente com uma ou outra peça de alfaiataria, alinhando a cor do chapéu com a de uma peça de roupa.

 
marina-santa-helena-amaro
 

 

@cristinanakata: Como usar vestido ou saia com bota no ambiente corporativo sem ficar sempre com a mesma cara?

Para usar vestido ou saia com bota no ambiente corporativo, é legal pensar no tipo de atenção que você quer chamar. Normalmente, nesse tipo de ambiente é mais indicado optar por peças mais sóbrias e com comprimento confortável para quem usa. É possível combinar todo tipo de vestido ou saia com bota, desde o comprimento míni até o máxi, e é aí que entra o quesito variação. Se você usa todos os dias o mesmo tipo de saia com o mesmo tipo de bota, as chances de “ficar com a mesma cara” são grandes. Mas se varia as produções, num dia combinando vestido longo com bota de cano alto e no outro míni saia com bota de cano curto e maia-calça, os ares já mudam e as produções ganham outra cara.

@annabiancam: Como combinar saia mídi com bota? Qual é o comprimento ideal?

Vamos começar pelo princípio: para quem ainda tem dúvidas, uma saia mídi é aquele que começa logo abaixo do joelho e pode ou não ir até mais ou menos a altura da panturrilha, logo acima do calcanhar. As saias mídi vêm em diferentes modelos e materiais – podem ser lápis, godê, peplum, evasê, plissadas... Tem infinitas possibilidades. Não existe um comprimento ideal de saia mídi , o que existem são maneiras de fazer com que a aparência fique menos achatada quando se usa esse tipo de peça. Por exemplo, meninas baixinhas super podem usá-la (você pode usar o que quiser, sempre!), mas muitas têm medo de ficar com aparência ainda mais encurtada. Nesse caso, a principal dica é observar a altura da barra, para que ela acabe imediatamente abaixo dos joelhos. Observada essa dica de proporção, para combinar esse item com botas, o ideal é pensar nos modelos de cano curto ou nas ankle boots para evitar o efeito achatamento. Botas e sapatos nude também ajudam a dar uma alongada na silhueta. Agora, para as mais ousadas, está liberado usar saia mídi com bota de cano alto, mas é melhor que a saia seja mais ampla, para que o volume da bota não interfira na modelagem, e que ela fique toda embaixo da saia, não deixando nenhum tiquinho de pele à mostra. Essa é uma forma de trazer modernidade ao look e preservar uma altura mais aproximada da realidade da silhueta de quem usa.

@oliviarmartin: Como usar camisa branca sem ficar com cara de escritório?

Por ser uma peça muito comum no guarda-roupa masculino, principalmente no mundo corporativo, a camisa branca várias vezes é uma peça para qual as mulheres torcem o nariz. Mas nunca subestime o poder de uma camisa branca: ela pode compor desde um look esportivo até uma roupa digna de tapete vermelho, vide as famosas que apostam nos já consagrados terninhos em suas aparições no red carpet. Na hora de escolher a sua fique atenta ao material – quanto maior a porcentagem de fibras naturais, como o algodão, melhor! Também preste atenção na modelagem: existem mil camisas brancas, mas para tirar essa cara de look de escritório e dar um ar de sofisticação, só mesmo as com modelagem perfeita, que te vestem bem sem incomodar e sem ficar repuxando. Agora, se você quer quebrar de vez qualquer ideia de roupa de trabalho, minha dica é misturar com peças esportivas e casuais como tênis, itens de malha, moletom, saias de couro ou até roupas com brilho, como as de lurex ou paetê.

@yanaleocadio: Como posso arramar meu lenço de maneiras diferentes?

Lenço é um dos acessórios mais versáteis que existem. É possível usar de mil maneiras: na cabeça, como cinto, no pescoço, como pulseira e até amarrado na bolsa só pra dar um charme. Para usar de mais jeitos, procure lenços um pouco maiores do que os que são no formato bandana. Assim é possível usar até como top, escolhendo um colar bem firme e neutro, dobrando o lenço em formato de triângulo, amarrando as duas pontas mais compridas nas costas e alfinetando a terceira no colar.

@adrianaprandini: Se eu tivesse dinheiro para investir em apenas uma peça, qual eu deveria comprar?

Essa é uma pergunta difícil, pois depende muito do seu estilo. Faça uma reflexão e pense nas peças do seu guarda-roupa que você mais usa, aquelas que praticamente andam sozinhas, que se pudesse teria uma de cada cor. Eu, por exemplo, fazendo um top 5 sem ordem de importância, investiria em: uma calça de alfaiataria, uma camiseta branca, uma jaqueta de couro, um vestido preto e um tênis branco. É sempre bom lembrar que um guarda-roupa funcional tem mais partes de cima que partes de baixo. Então, para cada calça ou saia o legal é investir em pelo menos 3 partes de cima que combinem. Isso acontece porque as partes de cima ficam mais próximas do seu rosto, logo chamam mais atenção que as partes de baixo.