A artista visual Adriana Marto conta tudo sobre Austin e o SXSW

 

Tatuadora, artista visual e arquiteta, Adriana Marto foi até Austin, no Texas, para conferir o South by Southwest (SXSW), festival que agita a capital texana todos os anos. Sabia que a AMARO foi a única marca brasileira a ter um painel solo no evento? 

Com palestras e workshops que vão de moda a tecnologia, sempre com foco em inovação, o SXSW também conta com pré-estreias de cinema, shows e outros eventos descolados que fazem da cidade O lugar para se estar! A convite da AMARO, ela conta como foi sua experiência por lá:

 

 
 
sxsw-adriana-marto
 

Foto Rafael Kendi

O que é O SXSW?!

O South by Southwest surgiu como um festival de música em 1987, que mais tarde passou a unir também tecnologia, inovação, internet e cinema, entre outros temas.
O evento sempre acontece em meados de março em Austin, Texas, atraindo visitantes do mundo inteiro. Lá, você tem acesso a filmes, mídia interativa, shows de música
e palestras de personalidades incríveis e, a cada ano que passa, o festival cresce tanto em importância quanto em tamanho. 

O SXSW é divido em três grandes núcleos: interatividade, música e cinema. Você pode tanto escolher apenas umas das badges, como comprar o pacote completo
(que sai mais em conta). No site do evento você encontra tudo (atrações, horários, locais) de forma bem completa e didática e os tickets podem ser comprados por
lá mesmo. Recomendo também baixar o aplicativo, que é super organizado e mostra todas as atrações, seus horários e locais, tudo separado por dia e núcleo.
Por lá é possível também favoritar e colocar alarmes nas atrações que você não quer perder.

 
sxsw-adriana-marto-austin
 

Sobre as três frentes do festival

O núcleo de tecnologia e suas palestras de inovação são imperdíveis, completamente diferentes, não tem uma que não te abra a cabeça de uma nova forma!

O festival de música é incrível e alucinante, uma das experiências mais intensas que já passei! São centenas de shows todos os dias, fica complicado decidir qual ver e viver! Não se deixe levar pelo FOMO.

A parte de cinema para mim, que sou apaixonada, foi o mais difícil de abrir mão. Apesar de me sentir mal por perder atrações para assistir filmes que sei que vou poder ver depois, nada substitui a experiência de assisti-los no festival.

Para quem gosta ou vive algum destes universos, acho um investimento necessário ir pelo menos uma vez na vida ao SXSW. Neste de 2018 fui à estréia de vários filmes, incluindo obras de Wes Anderson e Steven Spielberg, além de ver na feira de inovação projetos, robôs e planos urbanísticos incríveis! Para completar, a cidade, que já é incrível, fica super acolhedora e ainda mais weird que costuma ser. Sim, o slogan da cidade é Keep Austin Weird, o que já explica muita coisa, certo?

 
sxsw-adriana-marto-austin
                                Foto Adriana Marto

                              Foto Adriana Marto

sxsw-adriana-marto-austin

sobre a cidade

Austin é a definição do diferente. Ao contrário do restante do estado (conhecido por ser mais conservador), a capital do Texas é sinônimo de liberdade. Keep Austin Weird, que significa, na tradução literal, mantenha Austin estranha, é o lema não-oficial da cidade. Esse slogan define um movimento personificado por Leslie Cochran, conhecido por ser um mendigo que andava pelas ruas da cidade vestindo roupas inusitadas e que concorreu ao cargo de prefeito três vezes. Mesmo após a sua morte, em 2012, os moradores de Austin seguem o lema desse icônico personagem e se opõem ao que é normal. Esse foi um dos motivos que me fez gostar ainda mais de lá - as pessoas quebram qualquer tipo de preconceito ou julgamentos, além do forte apoio ao comércio local, a valorização da cultura e o seu lifestyle.

 
 

Agora, falando de algo que gosto muito: comida! Para quem gosta de churrasco e tex-mex, pode ter certeza que você vai comer bem. Alguns dos lugares que comi e salvei em meu coração foram o Amy’s Ice Cream, onde eles vendem mais de 300 opções de sabores de sorvetes, o Mean Eyed Cat, um restaurante bem tradicional, com a atmosfera texana, e o Franklin Barbecue, onde eles preparam a carne no bafo por mais de 12h (mas tem que chegar cedo para conseguir essa preciosidade - em dias de SXSW as pessoas chegam às 6h!). Minha sorte é que estava lá três dias antes do evento começar e pude aproveitar bem mais a cidade. Entre os bares, onde a maioria têm música ao vivo, os meus favoritos foram o Pete’s, que tem um duelo de piano que você pode escolher as músicas para eles tocarem, e o White Horse, o bar mais tradicional de Austin.

sxsw-adriana-marto-austin
                                   Foto Rafael Kendi

                                 Foto Rafael Kendi

sxsw-adriana-marto-austin

Tem muito lugar para visitar também, como o Museum of The Weird, o Zilker Botanical Garden, a Barton Springs Pool, o Texas State Capitol e uma loja vintage chamada Uncommon Objects. O bairro onde tudo acontece é o SoCo (South Congress). 

Dois lugares que ficam mais afastados do centro da cidade, mas merecem ser visitados também, são a Hamilton Pool Reserve e a Gruene Historic District. A Hamilton Pool é uma piscina natural linda e o trajeto até lá não demora mais do que 50 minutos. Mesmo no inverno dê uma passada, a paisagem é incrível! A Gruene Historic District é uma cidade interiorana, parecida com aquelas que vemos em filmes. No bar da cidade, além de tomar uma cerveja típica você ainda pode aprender o passinho local!

Austin entrou no meu coração 💓 Já era uma grande fã da cultura texana, mas a capital tem a sua magia própria. Além do festival, que é importante viver, a cidade te entrega coisas maravilhosas! Foi uma experiência incrível e indico a todos essa vivência. Keep it weird!

compre o look da adriana marto:

Gostou das dicas da Adriana, já foi pra Austin e tem mais sugestões de coisas pra fazer? Conta para gente nos comentários abaixo!