Alfaiataria e as tendências de verão pela curitibana Giovanna Meyer

 

Giovanna Meyer deu muitas voltas antes de retornar à sua cidade natal: ela saiu da capital do Paraná aos 13 anos para morar em Florianópolis com a família. Lá se formou em Moda e Mídias Digitais antes de passar uma temporada em Nova York, estudando no prestigiado Fashion Institute of Technology (FIT). Voltou para Floripa antes de embarcar para Genebra, na Suíça, onde passou quatro anos e acabou de voltar de vez. Neste meio tempo, dedicou-se a vários projetos incríveis no mundo da moda - teve sua própria marca, a Mini Mercado Fashion, e se especializou em marketing trabalhando diretamente com big players do mercado suíço - por lá ela desenvolveu seus dotes de stylist, fotógrafa e diretora de arte. “Quando tive meu negócio, eu mesma desenhava, produzia, cuidava do site e fazia as imagens, então pude experimentar bastante. Foi onde percebi que podia expandir meu leque e ver de quais áreas mais gostava”, relembra ela. “Ao chegar em Genebra percebi que o mercado precisava de um upgrade de mídia e conteúdo em geral, então comecei a criar para algumas grandes marcas locais.”

De volta ao Brasil, Giovanna percebe que seu estilo reflete sua vida jet-setter, mas também tem tudo a ver com Curitiba. “Me identifico muito com a sobriedade e a frieza de se vestir da cidade”, conta ela. “ Sou louca por alfaiataria e não troco por nada uma calça reta e bem cortada. Não sou muito de acessórios grandes e acredito na filosofia do menos é mais.” Isso aparece muito bem no guarda-roupa da Gio, que abusa de modelagens e cortes ao invés de cores e estampas para se sobressair. “Sempre associei alfaiataria a imagem de uma mulher poderosa e bem resolvida, por isso sou tão fã das peças desse tipo. Gosto de fazer um estilo business cool, misturá-la com itens esportivos e mesclar tendências sem ficar over. Acredito na sensualidade pelo olhar e não acho que é preciso mostrar o corpo ou ter pele à mostra para ser sexy.”

Musa mor da alfaiataira inteligente e expert em brincar com referências masculinas, a Gio foi nossa curitibana eleita para mostrar como usar as principais tendências do verão de uma maneira sofisticada e zero fashion victim, deixando-as prontas para ocasiões mais formais do dia a dia. Confira:

Fã de tons neutros como brancos, nudes e beges, ela mistura o suéter de gola alta e o colete de linho com a calça cropped de vichy com barra de babados. “O lifestyle europeu me mostrou que não precisamos de muito para estarmos elegantes”, atesta. Em três peças, Gio mostra a que veio: uma produção versátil e chic para uma reunião ou um jantar com a família ou as amigas.

Quando o assunto é jeans, ela segue o mesmo mote da alfaiataria - uma calça de corte reto e cintura alta. O blazer de cor intensa espanta a casualidade da produção e a mule branca dá o toque de Midas. Bônus para a camiseta, básica na frente e com frase divertida nas costas.

“Adoro blusas com mangas poderosas, elas são ótimas para usar com calças de alfaiataria e deixar o visual mais interessante”, indica Gio. O modelo pink e extra bufante dispensa acessórios elaborados - só ela já segura a produção.

“Adoro misturar cores e estampas e acho que não existem regras para esse mix”, conta ela. A dupla da vez é o vermelho e pink, que juntos atualizam o workwear e deixam o look ao mesmo tempo arrumado e antenado. Acessórios geométricos, como o trio de anéis de metal, arrematam com classe.

A fórmula é bem simples: calça preta de corte reto e camisa. O truque? Como Giovanna já nos mostrou, são as modelagens que podem levantar (e também derrubar) um visual de respeito. A blusa de decote canoa conta amarrações e detalhes assimétricos que a fazem única. Perfeita para emendar compromisso e happy hour sem errar na dose.

Com atitude de sobra, uma simples calça preta se torna protagonista de um visual poderoso. Experimente combiná-la com suéter e maxibrinco ou também com moletom e até tênis. As listras são um clássico quase neutro e o tipo da padronagem perfeita para o escritório.

Por fim, a pantacourt ganha nova cara na companhia da blusa de recortes nos ombros e mangas volumosas com babados - como você pode perceber, blusas statement são um must para a temporada! A bota de cano curto fecha com chave de ouro, graças ao acabamento de verniz e aos recortes laterais, que fazem do acessório muito mais que apenas um sapato preto.